Enviado especial da ONU saúda compromisso das partes em estabelecer um cessar-fogo no Iêmen e melhorar condições de vida.







Artigo Jornalístico

O enviado especial da ONU, Hans Grundberg, emitiu um comunicado por meio de seu gabinete saudando o compromisso das partes envolvidas no conflito no Iêmen. Eles concordaram em estabelecer medidas para implementar um cessar-fogo em toda a nação, melhorar as condições de vida da população iemenita e realizar preparativos para a retomada de um processo político inclusivo, sob a proteção da ONU.

Grundberg afirmou que agora planeja entrar em contato com as partes envolvidas para estabelecer um plano de implementação desses compromissos, envolvendo a proteção da ONU, de acordo com o comunicado.

O plano e o cessar-fogo também incluirão o compromisso mútuo de retomada das exportações de petróleo, pagamento de todos os salários do setor público, abertura de estradas em Taiz e outras regiões do Iêmen, além do alívio adicional de restrições ao aeroporto de Sana e ao porto de Hudaydah, conforme o comunicado.

A coalizão militar liderada pelos sauditas interveio há mais de oito anos contra os houthis depois de o movimento ter derrubado o governo reconhecido internacionalmente em Sana, a capital, em 2014.

Autoridades houthi visitaram Riad pela primeira vez desde o início da guerra em setembro. Anteriormente, já havia ocorrido uma primeira rodada de consultas mútuas mediadas por Omã, realizadas em paralelo com os esforços de paz da ONU, quando enviados sauditas foram a Sana em abril.

Iniciativas de paz tomaram forças após os rivais Arábia Saudita e Irã concordarem em restabelecer laços, em um acordo mediado pela China. Um cessar-fogo permanente no Iêmen seria um grande avanço para estabilizar o Oriente Médio.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo