Equipe de Pesquisadores Identifica 27,5 Mil Corpos do Sistema Solar em Novo Avanço Científico com Algoritmo Revolucionário

Equipe de Pesquisadores Descobre 27,5 Mil Asteroides com Algoritmo Inovador

No mundo da astronomia, a descoberta de asteroides é um tema de extrema importância, especialmente quando se trata da segurança do planeta Terra. Recentemente, uma equipe de pesquisadores dedicados a encontrar asteroides antes que eles representem uma ameaça para nós descobriu um truque inovador.

Em vez de utilizar telescópios para escanear os céus, esses cientistas desenvolveram um algoritmo que analisa fotos antigas do céu noturno. Essa abordagem resultou na identificação de cerca de cem asteroides que haviam passado despercebidos nessas imagens. No entanto, o grande anúncio veio nesta terça-feira (30), quando esses pesquisadores revelaram a descoberta de 27,5 mil corpos celestes do Sistema Solar previamente não identificados.

Essa quantidade impressionante supera o número de asteroides descobertos por todos os telescópios do mundo no último ano, o que marca uma revolução na pesquisa astronômica. Ed Lu, diretor-executivo do Instituto de Asteroides, que faz parte da Fundação B612, afirmou que essa descoberta representa uma mudança radical na forma como a astronomia será conduzida no futuro.

As descobertas incluem cem asteroides próximos da Terra, mas sem rota de colisão iminente. No entanto, o algoritmo desenvolvido pode se tornar uma ferramenta essencial na detecção de asteroides potencialmente perigosos, auxiliando os esforços de “defesa planetária” da Nasa e outras organizações internacionais.

Essa busca revelou a presença de asteroides no cinturão principal, entre as órbitas de Marte e Júpiter, além de Troianos presos na órbita de Júpiter e objetos do cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno. Segundo Lu, a chave para futuras descobertas astronômicas pode estar no processamento de enormes quantidades de dados já coletados, e não necessariamente em novas observações de telescópios.

O algoritmo chamado de Thor, desenvolvido para identificar asteroides em diferentes imagens, foi capaz de conectar pontos de luz em fotos distintas e determinar se representavam o mesmo objeto. A realização desses cálculos foi viabilizada pelo Google Cloud em aproximadamente cinco semanas, abrindo caminho para análises mais rápidas e eficientes no campo da astronomia.

Com a descoberta desses 27,5 mil asteroides, a equipe de pesquisadores abre novas possibilidades para a ciência espacial e reforça a importância da inovação tecnológica na busca por respostas sobre o Universo.