Espanha envia ajuda adicional de 3,5 milhões de euros à agência da ONU para refugiados palestinos após suspensão de financiamento pelos EUA e Alemanha.







Artigo Jornalístico

Espanha anuncia ajuda adicional de 3,5 milhões de euros para agência de refugiados palestinos da ONU

10 de novembro de 2021

O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, anunciou durante reunião com parlamentares nesta segunda-feira que a Espanha enviará uma ajuda adicional de 3,5 milhões de euros (3,8 milhões de dólares) à agência da Organização das Nações Unidas para refugiados palestinos, UNRWA. A decisão foi tomada em meio à preocupação com a grave situação humanitária em Gaza, onde a suspensão do financiamento de outros grandes doadores colocou as operações da agência em risco.

“A situação da UNRWA é desesperadora e há um sério risco de que suas atividades humanitárias sejam paralisadas em Gaza dentro de algumas semanas”, declarou Albares aos parlamentares, ressaltando a urgência do apoio financeiro espanhol.

A agência da ONU, que presta assistência a milhões de refugiados palestinos na região, enfrenta dificuldades após a suspensão do financiamento por parte de países como os Estados Unidos e a Alemanha. As alegações de envolvimento de funcionários palestinos em ataques recentes em Israel pelo grupo Hamas levaram a essa decisão, levantando questionamentos sobre a integridade da UNRWA e colocando em risco o seu importante trabalho.

A contribuição financeira da Espanha vem em um momento crucial, visando garantir que as operações humanitárias da UNRWA continuem atendendo aos refugiados palestinos, principalmente em Gaza. Espera-se que outros países sigam o exemplo e também ofereçam suporte adicional à agência, a fim de evitar uma crise humanitária ainda maior na região.

Por: Jornalista Responsável – Nome Sobrenome


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo