No Dia Mundial do Livro, celebrado hoje, 23 de abril, especialistas em educação enfatizam que é na infância que se forma uma sociedade leitora para que, na vida adulta, o leitor seja capaz de consumir diferentes tipos de textos.
Estimular a leitura às crianças, seja em casa, seja na sala de aula, aguça a curiosidade e trabalha a imaginação. Além disso, o ato de ler proporciona mais conhecimento e segurança aos pequenos.
Flavia Cristina Galvani, professora do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Unidade Taquaral do Colégio Oficina do Estudante revela que a leitura é indispensável em todas as faixas etárias. Mas, é na infância que se toma gosto pela leitura.
De acordo com a profissional, a leitura amplia e proporciona uma série de interações e experiências sensoriais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
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Processo de incentivo à leitura
Maria Carolina Araújo, diretora de ensino da rede Anglo Alante, concorda com a professora, ressaltando também que é justamente na primeira infância que se forma uma sociedade leitora.
No entanto, a educadora enfatiza que, para que o processo de formação de leitores na infância seja feito de maneira satisfatória, não basta eventualmente entregar livros às crianças, são necessárias estratégias por parte dos educadores.
A diretora exemplifica comentando que é necessário apresentar às crianças que ainda não sabem ler livros sensoriais e educativos, pois estes vão instigar os pequenos a ter vontade de ler.
Por volta dos 7 anos, explica a profissional, é quando a alfabetização de fato se inicia. Nesse período, ela enfatiza, surgem as histórias que exigem leitura, ainda que com figuras, que costumam girar em torno de temas sobre comportamento e que trabalhem a relação causa e consequência
“A consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que compreendem e consomem diferentes tipos de texto, seja em momentos acadêmicos, seja em momentos de lazer”
Maria Carolina Araújo