Estação do Bate-Papo Astronômico registra raro meteoro de grande brilho no Santa Maria Tecnoparque em meio a condições climáticas desfavoráveis.




Registro de meteorito no Santa Maria Tecnoparque

Registro de meteorito no Santa Maria Tecnoparque

Na última semana, devido às condições climáticas desfavoráveis em outras regiões do estado, somente a estação do Bate-Papo Astronômico, localizada no Santa Maria Tecnoparque, conseguiu realizar o registro de um fenômeno astronômico único. Segundo o pesquisador responsável, as câmeras de monitoramento de meteoritos, dotadas de tecnologia para a realização de análises astrométricas, não captaram o evento em outras localidades.

Por conta disso, tornou-se impossível determinar o tamanho, altitude e velocidade do objeto que adentrou a atmosfera. Estudos apontam que o meteorito seguia na direção nordeste de Santa Maria, indicando que sua queda provavelmente ocorreu na região do município de Torres.

De acordo com especialistas, objetos brilhantes e intensos como o registrado são considerados raros, pois não são tão comuns quanto os meteoros regulares captados normalmente no céu do Rio Grande do Sul. Geralmente, a estação consegue avistar um meteorito desse tipo por mês, às vezes até a cada dois meses. Em algumas ocasiões, os pesquisadores conseguem registrar até 100 meteoros, porém a média costuma ser entre 20 e 30 capturas pelas câmeras da estação.

O diretor-executivo do Bate-Papo Astronômico, Fabrício Colvero, destacou a raridade do evento, ressaltando que são meteoros maiores e mais brilhantes, que costumam aparecer em horários mais incomuns. O registro feito dessa vez ocorreu quase às 4h da manhã, chamando a atenção pela intensidade do brilho e clarão característico.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo