Estados Unidos classificam rebeldes huthis do Iêmen como “entidade terrorista global especialmente designada” após ataques a navios no Mar Vermelho.








Artigo Jornalístico

Estados Unidos classificam rebeldes huthis do Iêmen como “entidade terrorista global”

Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (16), os Estados Unidos tomarão a decisão de classificar novamente os rebeldes huthis do Iêmen como “entidade terrorista global especialmente designada”. Esta medida ocorre após os ataques a navios comerciais no Mar Vermelho, de acordo com relatos dos meios de comunicação americanos.

De acordo com as fontes, o anúncio oficial está previsto para acontecer na quarta-feira e surge em meio a uma série de ataques realizados pelo Exército americano. Nesta terça-feira, por exemplo, os Estados Unidos realizaram ataques contra quatro mísseis dos rebeldes huthis, que representavam uma “ameaça iminente” para os navios mercantes e militares, conforme informou um funcionário americano.

Vale ressaltar que esta é a terceira operação em menos de uma semana promovida pelos Estados Unidos contra os huthis, que alegam atacar a partir do país mais pobre da Península Arábica em solidariedade aos palestinos de Gaza, território que tem sido alvo de bombardeios e está sob cerco por parte de Israel.

Essa decisão dos Estados Unidos pode ter impactos significativos nas relações internacionais e no cenário político do Oriente Médio. As medidas adotadas pelo governo americano refletem a preocupação com a segurança e estabilidade da região, em meio a tensões crescentes e conflitos em curso.

É importante aguardar os desdobramentos e possíveis reações da comunidade internacional diante dessa nova classificação dos rebeldes huthis como “entidade terrorista global especialmente designada” pelos Estados Unidos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo