Estados Unidos prorrogam licença que impede detentores de títulos PDVSA 2020 de assumirem controle da Citgo até agosto





Estados Unidos estendem licença que impede controle da Citgo

Por Redação

Publicado em 15 de março de 2021

Os Estados Unidos decidiram prorrogar, até meados de agosto, a licença que impede que os detentores de títulos da PDVSA 2020 assumam o controle majoritário de 50,1% das ações da Citgo, filial da petrolífera estatal venezuelana no país. A informação foi divulgada pelo Departamento do Tesouro americano nesta segunda-feira (15).

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro emitiu a licença que autoriza transações relacionadas aos títulos da PDVSA com vencimento em 2020, válida até 13 de agosto de 2024. No entanto, a medida impede que os credores que buscam cobrar dívidas do Estado venezuelano adquiram a participação majoritária na Citgo.

A licença atual está prevista para expirar em 16 de abril, o que significa que, na prática, a medida oferece mais quatro meses de proteção para a Citgo, garantindo que o controle da empresa não seja transferido para os detentores dos títulos da PDVSA.

Essa decisão reflete a complexa situação política e econômica envolvendo a Venezuela, a PDVSA e a Citgo, e destaca as medidas tomadas pelos Estados Unidos para proteger os interesses das empresas americanas em meio a um contexto de instabilidade internacional.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo