Estudantes ocupam prédio da Universidade Columbia em protesto pró-Palestina, desafiando reitoria e histórico de resistência no campus.







Estudantes ocupam prédio da Universidade Columbia em protesto pró-Palestina

Estudantes ocupam prédio da Universidade Columbia em protesto pró-Palestina

No início desta terça-feira (30), estudantes da Universidade Columbia, em Nova York, ocuparam o Hamilton Hall, um prédio histórico da instituição, em resposta a medidas disciplinares tomadas pela reitoria contra manifestantes pró-Palestina no campus.

De acordo com o New York Times, os estudantes montaram barricadas na entrada do edifício, utilizando mesas e até quebrando parte do vidro de uma porta com um martelo. Alguns manifestantes vestiam equipamentos de proteção, como capacetes e máscaras de segurança.

As ações da reitoria incluíram a suspensão de estudantes envolvidos no protesto anteriormente e a imposição de punições, sem a necessidade de intervenção das forças de segurança. Essas medidas geraram uma onda de revolta que levou ao desencadeamento da ocupação do Hamilton Hall.

Os manifestantes têm três principais demandas: o desligamento da universidade de empresas que apoiam as Forças Armadas de Israel, transparência nas finanças da instituição e anistia para os alunos e professores que foram punidos por participarem dos protestos.

Este não é o primeiro episódio de ocupação na história da Universidade Columbia. Em 1968, estudantes protestaram contra a construção de um ginásio universitário em um parque público e o envolvimento da instituição em pesquisas militares. Em 1972 e 1985, o Hamilton Hall também foi ocupado em protestos contra a guerra e o apartheid na África do Sul, respectivamente.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo