Etanol mais competitivo em 8 Estados e no DF na semana passada, aponta levantamento da ANP. Paridade média de 65,92% em relação à gasolina.




Etanol mais competitivo que gasolina em oito Estados, aponta pesquisa

São Paulo, 29 – Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizado na última semana, o etanol se mostrou mais competitivo em relação à gasolina em oito Estados brasileiros e no Distrito Federal. A média dos postos pesquisados indicou que o etanol tinha uma paridade de 65,92% em comparação com a gasolina, tornando o biocombustível uma opção favorável ao derivado do petróleo.

Executivos do setor ressaltam que, mesmo com uma paridade superior a 70%, o etanol ainda pode ser considerado competitivo, dependendo do veículo em que é utilizado. A análise aponta que o etanol se mostrou mais vantajoso que a gasolina nos seguintes Estados: Acre (69,40%), Amazonas (67,72%), Goiás (66,32%), Mato Grosso (62,03%), Mato Grosso do Sul (64,79%), Minas Gerais (67,94%), Paraná (65,84%), São Paulo (65,49%) e no Distrito Federal (68,82%). Por outro lado, nos demais Estados, ainda é mais econômico abastecer o veículo com gasolina.

A constatação da competitividade do etanol em grande parte do território nacional reflete a variação dos preços dos combustíveis em cada região, bem como a política de preços adotada pelos postos e distribuidoras. A alternativa de abastecer com etanol se mostra como uma escolha inteligente para os consumidores que buscam economia. A tendência é que essa competitividade do etanol em relação à gasolina seja mantida, especialmente em um cenário de instabilidade nos preços do barril de petróleo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo