EUA não podem extraditar blogueiro bolsonarista Allan dos Santos por crimes de opinião, diz governo dos Estados Unidos




Extradição do Blogueiro Bolsonarista Allan dos Santos

Governo Americano Comunica Brasil sobre Extradição de Allan dos Santos

O governo dos Estados Unidos informou o Brasil que não será possível extraditar o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos por crimes de opinião, considerados pelos americanos como protegidos pelo direito à liberdade de expressão. Essa decisão foi comunicada após um ofício enviado pelo governo brasileiro em relação ao pedido de extradição de Allan.

Apesar disso, os americanos estão dispostos a dar seguimento ao processo em relação a outros crimes pelos quais o blogueiro é acusado. No entanto, o caso está parado no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF, aguardando novos desdobramentos.

O pedido de extradição de Allan dos Santos se baseava principalmente em crimes de calúnia, injúria e difamação, que não são passíveis de extradição de acordo com um tratado entre os dois países. Porém, os Estados Unidos enviaram questionamentos em relação a crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa para dar continuidade ao processo.

O processo de extradição está sob sigilo e, apesar dos esforços do Ministério da Justiça em busca de acelerar o processo, ainda não houve retorno por parte das autoridades americanas. Integrantes do governo brasileiro acreditam que Allan dos Santos possa ter solicitado refúgio nos EUA, o que impediria sua extradição e deportação.

Allan dos Santos é considerado foragido desde que teve sua prisão preventiva decretada em 2021, em um inquérito sobre fake news. O blogueiro, que atualmente trabalha em um portal chamado Revista Exílio, nos EUA, é acusado de participar de uma suposta milícia digital com o objetivo de atacar as instituições e a democracia.

O advogado de Allan dos Santos criticou a atuação de Moraes no processo e ressaltou a falta de acesso aos autos por parte da defesa. Enquanto isso, o caso segue sem desfecho, aguardando novas movimentações tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Para mais informações sobre esse e outros casos jurídicos, assine a newsletter FolhaJus e fique por dentro de todas as atualizações nesse universo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo