EUA pedem ao Panamá para não permitir uso de sua bandeira em navios que transportam petróleo do Irã, suspeitos de burlar sanções.

Estados Unidos alertam Panamá sobre uso de bandeira em navios suspeitos de transporte de petróleo do Irã

No dia 13 de maio, os Estados Unidos fizeram um pedido enfático ao Panamá para que não permita o uso de sua bandeira em navios que estejam transportando petróleo do Irã. A suspeita é de que a República Islâmica esteja recorrendo a petroleiros com a bandeira do país centro-americano como uma maneira de contornar as sanções impostas por Washington.

O enviado especial dos Estados Unidos para o Irã, Abram Paley, afirmou que o Irã e seus grupos afiliados estão tentando evitar as sanções ao abusarem do registro de bandeiras dos navios no Panamá. Paley está em visita ao país para solicitar às autoridades que retirem a bandeira panamenha de embarcações que estejam violando as sanções contra Teerã.

Essa medida vem em meio a um contexto de tensões crescentes entre os Estados Unidos e o Irã, onde o governo americano busca reforçar as sanções e impedir que o Irã acesse recursos que possam ser utilizados em atividades consideradas prejudiciais pelos EUA.

Com essa solicitação direta ao Panamá, os Estados Unidos reforçam sua postura firme em relação à República Islâmica e buscam evitar que o país contorne as sanções de forma ilegal. Resta agora aguardar a resposta das autoridades panamenhas e como elas irão lidar com essa pressão internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo