Evandro Leitão desponta como pré-candidato do PT à prefeitura de Fortaleza em meio a disputa interna acirrada







Artigo Jornalístico

Evandro Leitão desponta como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza pelo PT

O cenário político em Fortaleza está agitado com a proximidade das eleições municipais e as articulações dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, tem se destacado como favorito na disputa interna do partido para ser o pré-candidato à prefeitura da capital cearense.

O apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, governador do Ceará de 2015 a 2022, tem sido fundamental para o sucesso da pré-candidatura de Leitão. Com a conquista da maioria dos delegados que escolherão o candidato petista no dia 21 de abril, o deputado se posiciona como o preferido para representar o partido nas eleições.

A trajetória de Evandro Leitão rumo à pré-candidatura foi marcada por desafios e reviravoltas. Sua filiação ao PT em dezembro passado veio acompanhada de um rompimento com o PDT, após o racha interno na sigla protagonizado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes. O desafio atual do deputado é unir o partido e construir uma aliança sólida para enfrentar o atual prefeito e candidato à reeleição, José Sarto, que conta com o apoio de Ciro Gomes.

Além de Evandro Leitão e José Sarto, outros nomes importantes despontam como possíveis concorrentes à prefeitura de Fortaleza, como o ex-deputado federal Capitão Wagner, o deputado federal bolsonarista André Fernandes, o senador Eduardo Girão e o produtor cultural Técio Nunes.

O PT definiu que o candidato será escolhido por um colégio eleitoral com 200 delegados, selecionados pela militância do partido. A votação realizada no último domingo resultou na indicação de que Leitão é o favorito para a candidatura, com 59% dos delegados apoiando sua chapa.

Evandro Leitão, que é economista, auditor da secretaria estadual da Fazenda e ex-presidente do time Ceará, tem uma trajetória política consolidada, sendo eleito pela primeira vez como deputado estadual em 2015. Se confirmado como pré-candidato à prefeitura, o deputado terá como desafio unir o PT, consolidar alianças e enfrentar a polarização política que marca as eleições em Fortaleza.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo