Ex-chanceler Celso Lafer critica declaração de Lula sobre Israel e alerta para impacto na credibilidade internacional do Brasil







Document

Ex-chanceler afirma que declaração de Lula afeta a credibilidade internacional do Brasil como mediador de conflitos

Para o ex-chanceler Celso Lafer, a declaração feita pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva afeta diretamente a confiança internacional no Brasil como possível mediador de conflitos. Segundo Lafer, a decisão de chamar de volta o embaixador brasileiro em Israel amplia o conflito com o governo israelense, prejudicando a posição do Brasil no cenário diplomático mundial.

“É um prejuízo para a credibilidade internacional do Brasil e para sua possibilidade de atuar agregando posições com equilíbrio. Essa manifestação do Lula não contribui para isso e ele contribui para uma erosão do soft power do Brasil. Não atende ao plano externo nem interno”, afirmou Lafer.

O ex-chanceler ainda ressaltou que a decisão do governo brasileiro de chamar o embaixador para consultas estava dentro da regra, mas não contribui para buscar melhores condições para resolver o problema com Israel. Ele não classificou a decisão como um equívoco, mas sim como uma escolha que intensifica o conflito.

Em contrapartida, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) defendeu a declaração de Lula e criticou os pedidos de impeachment baseados nela. Segundo Bomfim, o pedido de impeachment é “patético” e afirmou que a fala de Lula sobre Israel foi “contundente e corajosa”, com efeitos positivos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo