Ex-diretor da Abin nega ligações políticas e é apontado como bolsonarista por integrantes do governo Lula







Artigo Jornalístico

Ex-diretor negou ligações políticas.” Não sou filiado a partido político e ocupei cargos de confiança na PF e outros órgãos em todos os governos, desde FHC. Costumo sempre dizer e reafirmo: não sirvo a esse ou àquele governo; sirvo às instituições, ao Estado e à sociedade”, declarou.

Ele foi apontado por integrantes do governo Lula como bolsonarista. Na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, ele foi braço direito de Anderson Torres —que foi preso sob acusação de omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Moretti só permaneceu na cúpula da Abin por ter relação de confiança com o diretor-geral da agência, Luiz Fernando Corrêa, indicado por Lula. Governistas defendem uma mudança total na Abin após as investigações que miram a conduta da agência.

Delegado defendeu cortes, mas disse que acusações não podem ser generalizadas. “A Abin também deve fazer o trabalho permanente de cortar na carne e retirar maus servidores de lá, caso as apurações confirmem os desvios de conduta. Isso é muito diferente de generalizar acusações a determinados setores ou mesmo à instituição como um todo”,

O que foi a operação sobre ‘Abin paralela’

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão na segunda-feira (29) contra pessoas do núcleo político que receberam informações da “Abin paralela”. Segundo as investigações, a Abin foi usada durante o governo Bolsonaro para espionar adversários políticos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo