Ex-presidente Donald Trump prestará depoimento em julgamento por fraude civil em Nova York

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, será questionado como testemunha em um julgamento por fraude civil nesta segunda-feira (6), em Nova York. Os promotores do estado alegam que as empresas imobiliárias de Trump utilizaram métodos contábeis fraudulentos para obter condições favoráveis de financiamento e aumentar o valor de seus ativos.

Diferente dos quatro processos criminais que Trump enfrenta, este julgamento civil não representa uma ameaça de prisão para o ex-presidente, que se prepara para uma possível tentativa de retorno à Casa Branca.

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, busca multas de 250 milhões de dólares e restrições que proibiriam Trump e seus filhos, Eric e Donald Jr, de realizar atividades comerciais no estado.

As evidências apresentadas até o momento revelaram que funcionários da empresa, incluindo os filhos de Trump, estiveram envolvidos em manipulações do valor de propriedades da família, como o famoso resort Mar-a-Lago, na Flórida.

Um dos depoentes no caso é Michael Cohen, ex-advogado e corretor de Trump, que testemunhou no mês passado que o ex-presidente o instruiu a alterar as demonstrações financeiras para aumentar seu patrimônio líquido.

Uma pesquisa divulgada pela NBC News mostra que eleitores republicanos não parecem se importar com os problemas jurídicos de Trump, uma vez que ele se mantém na liderança pela nomeação presidencial do partido.

Este julgamento por fraude civil é mais um capítulo na longa lista de problemas legais que Donald Trump enfrenta, mas não parece abalar seu apoio dentro do partido republicano. Enquanto os promotores buscam multas milionárias e restrições comerciais, Trump continua sua busca por retornar ao cenário político, visando mais uma vez a Casa Branca.

É importante ressaltar que, mesmo diante de todas as acusações e investigações, Trump nega qualquer irregularidade em suas práticas contábeis. Resta aguardar as conclusões do julgamento para saber como essa história se desenrolará e se terá algum impacto significativo na trajetória política do ex-presidente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo