Ex-presidente Trump enfrenta possível condenação em julgamentos e vê apoio dos eleitores ameaçado, aponta pesquisa Reuters/Ipsos

Ex-presidente Trump condenado: impacto nas pesquisas e próximos julgamentos

Ao sair do tribunal, o ex-presidente Donald Trump afirmou: “Eles querem me manter bem e ocupado para que eu não possa fazer campanha”. Essas declarações ocorreram após um veredito de culpa no tribunal estadual de Nova York. No último ano, Trump atacou o juiz Merchan, chamando-o de “juiz que odeia Trump”, pediu sua renúncia do caso e tentou transferir o processo para um tribunal federal, sem sucesso.

O impacto das condenações nas pesquisas eleitorais mostra que, embora um veredito de culpa não impeça legalmente um ex-presidente de concorrer à Presidência, uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada esta semana revelou que uma condenação poderia minar o apoio de Trump entre os eleitores. Apesar de ter vantagem sobre sua adversária nas primárias, Nikki Haley, e estar empatado com o democrata Joe Biden caso fosse o candidato republicano, um em cada quatro republicanos e metade dos eleitores independentes indicaram que não votariam em Trump se ele fosse condenado em qualquer um dos quatro processos criminais nos quais é investigado.

Além disso, o ex-presidente enfrenta uma agenda complicada de julgamentos nos próximos dias. Nesta sexta-feira, espera-se que outro tribunal de Nova York profira a sentença final em um processo civil contra a Organização Trump, o que poderia resultar na proibição de operar no setor imobiliário do estado. Em seguida, Trump enfrentará acusações federais na Flórida por manipulação de documentos confidenciais após deixar o cargo de presidente e outro caso na Geórgia, devido a suas tentativas de reverter os resultados das eleições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo