Exército divulga punições a militares por condutas durante ataques do 8 de janeiro, mas não detalha penalidades.

Exército divulga desdobramentos relacionados aos ataques do 8 de janeiro

No último dia 5, o Exército divulgou dados referentes aos desdobramentos relacionados aos ataques ocorridos no dia 8 de janeiro. A Força informou que dois militares foram punidos, porém, não detalhou quais condutas resultaram na punição disciplinar e quais foram as penalidades aplicadas.

De acordo com a nota divulgada, foram abertos quatro processos administrativos, conhecidos como sindicâncias, para investigar possíveis irregularidades nas condutas dos militares. No entanto, não foram encontrados indícios de crimes durante as apurações.

Segundo a força terrestre, houve transgressões disciplinares na conduta e nos procedimentos adotados durante a ação no Palácio do Planalto, o que resultou em duas punições disciplinares aos militares envolvidos. Além disso, o Exército abriu quatro inquéritos policiais militares, sendo que um deles resultou na condenação do coronel da reserva Adriano Camargo Testoni, por postagens ofensivas a seus superiores hierárquicos em grupos de conversas no dia 8 de janeiro.

O órgão informou que as demais apurações estão sob a fiscalização do Ministério Público, com o intuito de serem submetidas aos seus juizados competentes.

Assinatura vale ainda mais

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas. Também pode baixar o aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

Sua assinatura vale muito

Mais de 180 reportagens e análises são publicadas a cada dia, com um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. O jornalismo profissional da Folha fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo? A assinatura por R$ 1,90 no 1º mês é um valor acessível para apoiar a produção desse material de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo