Extrema direita francesa inicia campanha para eleições europeias como referendo sobre imigração, desafiando principais partidos do país.







Rassemblement National inicia campanha para eleições europeias

Partido de extrema direita francês inicia campanha para as eleições europeias

No último domingo, o Rassemblement National (RN), partido de extrema direita liderado por Marine Le Pen, deu início à sua campanha para as eleições europeias de junho, destacando a questão da imigração como o principal tema a ser debatido.

De acordo com pesquisas de opinião, o RN é apontado para obter significativos ganhos nas eleições, com alguns levantamentos indicando que o partido pode ter entre 28% e 30% de apoio popular. Esse cenário representa um desafio para os principais partidos da França, incluindo o Renaissance, do presidente Emmanuel Macron.

O presidente do RN, Jordan Bardella, de 28 anos, afirmou no primeiro comício de campanha realizado em Marselha que as eleições de 9 de junho serão um referendo sobre a questão da imigração, destacando a preocupação do partido em relação ao fluxo migratório no país.

Com um discurso centrado na soberania nacional e no controle das fronteiras, o RN busca capitalizar o sentimento anti-imigração e anti-globalização presentes em parte significativa da população francesa.

Os resultados das eleições europeias serão cruciais não apenas para o cenário político interno da França, mas também para o futuro da União Europeia como um todo, com o crescimento dos partidos populistas e nacionalistas desafiando a tradicional hegemonia dos partidos pró-europeus.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo