Recentemente, as ações da BYD (Build Your Dreams), uma fabricante chinesa de carros elétricos, dispararam depois que a empresa anunciou que seus lucros do terceiro trimestre podem dobrar em relação ao ano passado. Isso indica um crescimento significativo da BYD, que já ultrapassou a Tesla em produção trimestral e se tornou o segundo maior fabricante de carros elétricos nos Estados Unidos.
O sucesso da BYD é um sinal do crescimento da indústria automobilística da China, que se tornou a maior exportadora do setor no mundo, superando o Japão. Esse crescimento é particularmente significativo, considerando as dificuldades econômicas enfrentadas pela China, incluindo uma crise imobiliária e um alto índice de desemprego.
No entanto, o aumento da indústria automobilística chinesa também levanta tensões com outros países, como Estados Unidos e União Europeia, que são mercados importantes para os veículos elétricos chineses. À medida que os países ocidentais buscam tecnologias mais limpas, é cada vez mais difícil para eles deixarem de depender dos produtos chineses.
A história de sucesso da BYD começou como uma empresa de baterias recarregáveis, que competia com as importações japonesas mais caras. Em 2002, a empresa diversificou sua produção adquirindo uma fabricante estatal de automóveis em dificuldades. Isso coincidiu com o momento em que o governo chinês estava buscando expandir a produção de veículos elétricos, oferecendo subsídios e benefícios fiscais.
A capacidade da BYD de fabricar suas próprias baterias, um dos componentes mais caros dos veículos elétricos, permitiu que ela reduzisse os custos de produção em comparação com a Tesla, que terceiriza a fabricação de baterias. Como resultado, a BYD oferece veículos elétricos mais acessíveis em comparação com a Tesla. De acordo com a UBS, um dos modelos da BYD tem uma vantagem de 15% sobre o modelo básico da Tesla em termos de preço.
Embora a Tesla seja considerada uma das marcas favoritas de veículos elétricos na China, a BYD tem aumentado suas vendas significativamente. Em setembro, a BYD vendeu quase quatro vezes mais veículos elétricos do que a Tesla. Isso indica que a crescente popularidade dos veículos elétricos na China é, em parte, resultado do sucesso da BYD.
À medida que a demanda mundial por veículos elétricos aumenta, as fabricantes tradicionais, como Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen, estão lutando para acompanhar a produção. No Salão Automóvel da Europa, realizado em setembro em Munique, essas fabricantes tentaram mostrar seu compromisso com a produção de veículos elétricos, mas a BYD continua a ser uma concorrente forte.
A União Europeia já está investigando a possibilidade de proteger os fabricantes da UE de uma “avalanche” de veículos elétricos chineses importados e mais baratos. A China tem sido acusada de subsidiar suas fabricantes de veículos elétricos, o que dá a elas uma vantagem injusta no mercado internacional.
No entanto, a demanda por veículos elétricos acessíveis continua a crescer em todo o mundo. A China, neste momento, é a principal fornecedora de veículos elétricos acessíveis, e as fabricantes ocidentais estão lutando para acompanhar essa oferta.
Com o crescimento da BYD, a Tesla enfrenta uma concorrência cada vez mais acirrada no mercado de carros elétricos, especialmente na China. O surgimento de rivais chineses como a BYD é um sinal de que os países ocidentais terão que enfrentar desafios significativos para deixar de depender dos produtos chineses e manter sua competitividade no mercado de veículos elétricos.