Famílias desabrigadas pelas chuvas no Paraná são acolhidas em hotéis por determinação do governador

No último sábado (14), famílias desabrigadas pelas chuvas que atingiram o Paraná foram acolhidas em um hotel de União da Vitória, conforme determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Essa medida visa garantir o bem-estar e a segurança dessas famílias durante o período de 15 dias, com as diárias pagas pelo governo estadual.

As famílias acolhidas são as primeiras beneficiadas por essa determinação e foram selecionadas de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pelo governo. Antes de serem levadas para o hotel, elas estavam abrigadas em espaços públicos da cidade. União da Vitória é um dos municípios mais afetados pelas chuvas, contabilizando atualmente 508 desabrigados na região, de acordo com a Defesa Civil.

Uma dessas famílias é a de Rômulo e Natalia, que possui dois filhos pequenos, sendo um deles portador do transtorno do espectro autista, e o pai, deficiente visual. Eles receberam a notícia da hospedagem no hotel com alívio, pois poderão se reestruturar com mais conforto e segurança. Natalia Pereira ressaltou a importância dessa oportunidade, principalmente para cuidar de seu filho com autismo e do pai com deficiência visual.

Além da família de Rômulo e Natalia, outras seis famílias compõem o grupo que foi acolhido no hotel. Entre os membros desse grupo, há uma gestante, um bebê em tratamento oncológico, dois idosos, um jovem e uma criança portadores de autismo, um deficiente visual e um paciente psiquiátrico. Todos foram encaminhados juntamente com seus responsáveis e familiares.

Essa medida de disponibilizar vagas em hotéis e pousadas para os desabrigados foi determinada pelo governador Ratinho Junior na última quinta-feira (12). No dia seguinte, o Governo anunciou a destinação de R$1 milhão para custear a rede hoteleira destinada ao atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. A operacionalização dessa medida foi definida e alinhada entre secretários estaduais e a Defesa Civil.

O secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, que esteve presente em União da Vitória para acompanhar a ação, destacou a importância de cuidar das pessoas em situações de maior vulnerabilidade, como idosos acamados, mulheres grávidas e autistas. Ele afirmou que a medida do governador busca justamente isso, proporcionar conforto e tratar os desabrigados como hóspedes.

O Estado oferecerá hospedagem na modalidade de pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar, e as diárias serão disponibilizadas por 15 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 15 dias. Essa medida é uma das várias ações do Governo do Estado para atender à população afetada pelas chuvas.

Até o momento, conforme o boletim emitido pela Defesa Civil neste sábado, o Paraná possui 829 pessoas desabrigadas e 7.251 desalojadas em todo o estado. São 74 municípios afetados e 6.881 casas danificadas. As equipes de Defesa Civil continuam monitorando a evolução da situação e focadas no trabalho de proteção e acolhimento das famílias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo