Fevereiro registra temperatura recorde e marca o nono mês consecutivo de calor extremo devido à mudança climática e ‘El Niño’




Temperaturas recordes nos últimos meses

Os últimos três meses foram os mais quentes já registrados e, com fevereiro, são nove recordes mensais consecutivos provocados pela mudança climática e o fenômeno ‘El Niño’, segundo os dados publicados nesta quinta-feira (7) pelo observatório europeu Copernicus.

A série de dados do boletim mensal do observatório europeu são impactantes. A temperatura média foi de 13,54°C, em fevereiro, 1,77°C acima da média do segundo mês do ano no período 1850-1900.

O resultado também representa 0,12°C a mais que o recorde anterior para o mês de fevereiro, estabelecido em 2016.

Temperaturas batem recordes nos últimos meses

Nos últimos meses, as temperaturas globais têm atingido níveis alarmantes, de acordo com os dados divulgados pelo observatório europeu Copernicus. O fenômeno conhecido como ‘El Niño’ tem contribuído para esse cenário, somando-se à mudança climática em curso.

Os registros mais recentes indicam que os últimos três meses foram os mais quentes já registrados, com fevereiro marcando o nono mês consecutivo de recordes mensais de temperatura. Em fevereiro, a média de temperatura alcançou 13,54°C, o que representa um aumento significativo de 1,77°C em relação à média do segundo mês do ano no período de 1850 a 1900.

Esses números são preocupantes e demonstram a urgência de ações para combater as mudanças climáticas e seus impactos devastadores. O recorde estabelecido neste fevereiro, com 0,12°C a mais do que o registrado em 2016, é um alerta para a gravidade da situação e a necessidade de medidas concretas para reverter essa tendência preocupante.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo