Fifa e Conmebol mantêm inspeção no Brasil mesmo com retorno de Ednaldo à presidência da CBF




Artigo sobre inspeção da Fifa e Conmebol na CBF

Na última quinta-feira (4), Ednaldo Rodrigues retornou à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, mesmo com o retorno de Ednaldo, uma comitiva conjunta da Fifa e da Conmebol (Confederação Sul-Americana) manteve a decisão de vir ao Brasil para inspecionar as condições do futebol brasileiro. A visita está marcada para o período entre 8 e 10 de janeiro, e as entidades querem avaliar se a CBF está descumprindo a determinação do estatuto da Fifa que veta interferência externa na gestão do futebol.

O afastamento de Ednaldo pela Justiça do Rio de Janeiro no ano passado poderia, em tese, configurar ingerência externa, o que levaria a uma suspensão da CBF de eventos e torneios internacionais. Portanto, a inspeção se faz necessária para garantir a conformidade da CBF com as regras estabelecidas pelas entidades internacionais do futebol.

A comitiva pretende ouvir dirigentes da CBF, além do ex-interventor, José Perdiz, e outros atores envolvidos na disputa. Um dos pontos a serem abordados, segundo apuração do Painel, é o papel do PC do B, partido que entrou com a ação no STF que abriu caminho para o retorno de Ednaldo. Essa questão política também tem despertado interesse e preocupação por parte das entidades internacionais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo