Filho do presidente de Uganda é promovido a comandante do Exército, alimentando especulações sobre sucessão política no país africano.






Presidente de Uganda promove seu filho ao posto de comandante do Exército

O presidente de Uganda promove seu filho ao posto de comandante do Exército

O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, tomou uma decisão importante em relação ao futuro do exército de seu país. Ele promoveu seu filho, Muhoozi Kainerugaba, ao posto de comandante, conforme informou o Ministério da Defesa de Uganda em um comunicado oficial.

O anúncio foi feito na quinta-feira (21) à noite e gerou repercussão dentro e fora do país. Muitos analistas interpretam essa decisão como um sinal de que Kainerugaba pode ser um possível sucessor de seu pai, que tem 79 anos e está no cargo de presidente.

Kainerugaba, que tem 49 anos e é um general, já havia manifestado suas ambições políticas. No ano passado, ele anunciou que planeja concorrer nas eleições presidenciais de 2026 e afirmou que chegou a hora de sua geração “brilhar”. Essa declaração foi feita em uma rede social, mas posteriormente foi removida.

Essa nomeação levanta questionamentos sobre a nepotismo e a concentração de poder na família do presidente Museveni. Alguns críticos apontam que essa decisão pode minar a credibilidade das instituições democráticas do país e abrir espaço para possíveis conflitos de interesse.

Agora, resta acompanhar os desdobramentos dessa promoção e como ela impactará a política e a estabilidade de Uganda nos próximos anos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo