Forças de Defesa de Israel concluem desmantelamento de comando do Hamas na Faixa de Gaza, mirando agora o centro e o sul.







Forças de Defesa de Israel desmantelam estrutura de comando do Hamas

Forças de Defesa de Israel concluem desmantelamento da estrutura de comando do Hamas

No último sábado (6), as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que haviam encerrado com sucesso o desmantelamento da estrutura de comando do grupo Hamas no norte da Faixa de Gaza. De acordo com o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, as operações agora se concentram em desarticular o Hamas nas regiões central e sul do enclave.

Desde o início das operações militares israelenses em resposta ao ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, o Ministério da Saúde gerido pelo próprio Hamas relatou que pelo menos 22.438 pessoas foram mortas na Faixa de Gaza. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) divulgou em dezembro que quase 70% dos mortos em Gaza são mulheres e crianças.

Esses números alarmantes evidenciam a magnitude do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, que controla a Faixa de Gaza. As tensões na região têm preocupado a comunidade internacional, que tem buscado meios de mediar e cessar o conflito, visando a proteção dos civis afetados pela violência.

O crescente número de vítimas civis em Gaza aumenta a pressão sobre Israel para buscar uma solução pacífica e proporcional ao enfrentar ameaças à sua segurança nacional. Enquanto isso, o Hamas tem sido alvo de críticas por utilizar estruturas civis como escudos humanos, aumentando o risco para a população local.

Os desdobramentos das operações militares em Gaza continuam a gerar repercussões em nível global, com organizações de direitos humanos e países condenando a violência e buscando formas de garantir a segurança e o bem-estar dos civis na região. Permanece a expectativa de que um entendimento entre as partes envolvidas possa ser alcançado, para que a paz e a estabilidade prevaleçam em Gaza e em toda a região do Oriente Médio.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo