França defende acordos comerciais e enfrenta críticas da oposição e dos ambientalistas, aponta jornal Le Figaro.




Artigo Jornalístico

Recentemente, a França tem defendido acordos comerciais, com uma grande maioria dos eurodeputados macronistas votando a favor dos tratados de livre comércio assinados pela Comissão Europeia com o Vietnã e a Nova Zelândia. O tratado Ceta, entre o bloco e o Canadá, também foi aprovado pela base do governo na Assembleia de Deputados.

Segundo o Le Figaro, o jornal conservador francês, a palavra “soberania” tem ganhado destaque na Europa, mas a publicação não vê motivo para a França abrir mão de sua experiência no setor agrícola. O jornal argumenta que a necessidade de soberania e reapropriação deveria ter sido considerada há muito tempo, para evitar erros estratégicos.

Impacto na Ecologia

Ambientalistas franceses estão indignados com a decisão do governo de congelar a aplicação do plano “Ecofitossanitário 2030”, que tinha como objetivo reduzir o uso de pesticidas. O jornal Libération critica o retorno do conceito de “soberania” no discurso do governo e da Comissão Europeia, apontando os riscos relacionados às eleições no Parlamento de Estrasburgo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo