Frente fria traz mais chuvas para Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais neste domingo (24)




Previsão do tempo – Regiões do Sudeste enfrentam chuvas intensas

Previsão do tempo

Regiões do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais devem enfrentar mais chuvas neste domingo (24).

As chuvas são causadas por frente fria que atingiu o Sudeste. No domingo, as precipitações devem continuar, segundo prevê o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), ligado à Defesa Civil Nacional.

Risco de alagamentos, enxurradas e inundações em córregos. São esperados acumulados de chuva que superam 150 mm na região, com destaque para o norte e o noroeste do estado do RJ, todo o estado do ES e a região entre a Zona da Mata e o rio Doce, em Minas Gerais.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, na manhã de hoje (23), um alerta de grande perigo (vermelho) com validade até domingo. A previsão é de chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.

Áreas afetadas. Segundo o Inmet, as chuvas atingem a Zona da Mata, Central Espírito-santense, Sul Espírito-santense, Noroeste Fluminense, baixadas, Centro Fluminense, região metropolitana do Rio, Norte Fluminense e o Vale do Rio Doce.

Diante da previsão de chuvas intensas para as regiões do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais neste domingo (24), a população deve ficar atenta aos possíveis impactos causados pelo mau tempo. De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, ligado à Defesa Civil Nacional, as chuvas são decorrentes de uma frente fria que chegou ao Sudeste e devem persistir ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho de grande perigo, válido até domingo, indicando chuvas superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Os principais riscos envolvem alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, sobretudo nas áreas mais suscetíveis.

As regiões mais afetadas, de acordo com o Inmet, incluem a Zona da Mata, Central Espírito-santense, Sul Espírito-santense, Noroeste Fluminense, baixadas, Centro Fluminense, região metropolitana do Rio, Norte Fluminense e o Vale do Rio Doce. Recomenda-se que a população tome as devidas precauções e evite áreas de risco durante esse período de instabilidade climática.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo