Geopolítica do terror: conflito final da vida na Terra deve causar III guerra mundial, alerta professor da USP




Artigo

O conflito entre Israel e a Palestina está se tornando cada vez mais alarmante, de acordo com as palavras do professor de Geopolítica da USP, André Martin. Em suas palavras, “Isso só pode dar em III guerra mundial”, o que sugere um cenário de crescente insegurança e risco iminente. O professor argumenta que o conflito gera uma clara divisão entre os Estados Unidos e o resto do mundo. De acordo com sua análise, as chances de o conflito acabar com a vida no planeta aumenta a cada dia.

Em entrevista concedida, Martin destacou que a identidade judaica não se construiu territorialmente como os palestinos, enfatizando a questão do território e das disputas históricas. Ele também apontou a questão do imperialismo inglês e norte-americano, que têm usado os judeus como massa de manobra para infiltrar presença anglo-americana no Oriente Médio.

Entrevista com André Martin:

Martin destacou que é necessário compreender o posicionamento dos países envolvidos neste conflito. Ele argumentou que as recentes manifestações contra os ataques de Israel e a mudança de opinião dos Estados Unidos em relação ao apoio a Israel são reflexos do impacto que o conflito está gerando na política mundial. Apesar do aparente desespero e das derrotas estratégicas, Martin aponta que o Hamas tem saído vitorioso até o momento, devido à sua capacidade de prever as reações de Israel e de levar adiante suas ações em prol do povo palestino.

Análise e Perspectivas:

A análise feita por Martin oferece uma visão crítica e profunda sobre a situação no Oriente Médio. Seus argumentos indicam a complexidade do conflito e as consequências geopolíticas que podem surgir. O cenário descrito sugere a necessidade de um posicionamento mais ativo e responsável por parte das potências mundiais envolvidas no conflito.

Amaro Augusto Dornelles | Jornalista e colaborador da Diálogos do Sul.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo