Giorgia Meloni destaca aniversário da lei do “Dia da Memória” sobre Massacre das Foibe, episódio trágico da Segunda Guerra Mundial




20º aniversário da lei do Dia da Memória

Giorgia Meloni destaca importância do “Dia da Memória” na Itália

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, fez uma declaração neste sábado (30) sobre o 20º aniversário da lei que instituiu o “Dia da Memória”, em memória ao Massacre das Foibe, um dos eventos mais trágicos ligados à participação do país na Segunda Guerra Mundial.

O Massacre das Foibe ocorreu em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a ex-Iugoslávia tentou anexar a região italiana do Friulli-Venezia Giulia. Os opositores a essa ação foram brutalmente assassinados pelo Exército do marechal Josip Broz Tito, então líder da nação eslava.

Os opositores eram jogados em buracos formados naturalmente pela água no solo, conhecidos como “foibe” pelos habitantes locais. Inicialmente, as vítimas eram fascistas e anti-comunistas, porém logo civis italianos comuns também foram executados. Estima-se que entre 5 mil e 17 mil italianos tenham morrido nessa tragédia.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo