Governador do Texas desafia administração Biden em impasse de imigração na fronteira com o México



Nos Estados Unidos, a política de migração americana é uma das principais questões da campanha presidencial. Enquanto uma lei de imigração está sendo negociada em Washington, o impasse entre as autoridades texanas e a administração Biden continua a desenrolar-se na pequena cidade de Eagle Pass.

Posando diante de dois veículos militares texanos e homens armados, o governador Greg Abbott esteve novamente na cidade de Eagle Pass, para transmitir a mensagem do Partido Republicano. A fronteira com o México estaria aberta e a administração Biden não estaria fazendo nada. “Agora que temos o controle desta área, nos últimos três dias, apenas três pessoas entraram ilegalmente. Isso mostra que o Texas pode fazer o que o governo federal está encarregado de fazer e tem o equipamento para fazê-lo. Joe Biden: agora é a sua vez! “, exclamou Greg Abbott.

Segundo autoridades democratas eleitas da região de Eagle Pass, a chegada dos governadores é apenas uma simples operação de comunicação. Segundo elas, a queda nos números de passagem de fronteira deve-se, na verdade, às autoridades mexicanas que lançaram operações para reduzir o fluxo de migrantes. Já durante a visita de Mike Johnson, o líder dos deputados na Câmara dos Representantes, no início de janeiro, não houve imagens chocantes para mostrar, nem enormes filas de migrantes à espera de entrar nos Estados Unidos.

Mas a chegada dos governadores coincide com o comboio de mais de cem veículos do autoproclamado “exército de Deus” a uma fazenda a 30 minutos de Eagle Pass. Os organizadores desse comboio, denominado “Vamos retomar a nossa fronteira”, esperavam milhares de participantes. Mas só compareceram de 200 a 300 pessoas.

Presença de radicais

O comboio se transformou em acampamento, organizado com discursos, orações, três batismos, mas também a presença da ex-governadora do Alasca e católica praticante Sarah Palin, Alex Jones, do site americano de extrema direita Infowars, do cantor Ted Nugent e de um bom número de representantes da maioria dos grupos radicais no país.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo