Governo britânico inicia detenção de migrantes para envio a Ruanda como parte da nova política de imigração de Rishi Sunak




Reino Unido começa a deter migrantes em preparação para envio a Ruanda

Reino Unido começa a deter migrantes em preparação para envio a Ruanda

LONDRES (Reuters) – As autoridades britânicas começaram a deter migrantes em preparação para que sejam enviados a Ruanda nas próximas nove a 11 semanas, disse o governo nesta quarta-feira, estabelecendo as bases para a principal política de imigração do primeiro-ministro Rishi Sunak.

Uma lei que prepara o caminho para o envio de requerentes de asilo para Ruanda, caso cheguem ao Reino Unido sem autorização, foi aprovada pelo Parlamento em abril, e Sunak pretende que os primeiros voos descolem em julho.

Mais de 7.500 migrantes chegaram a Inglaterra em pequenos barcos vindos de França este ano, e o governo afirma que a política irá dissuadir as pessoas de fazerem viagens perigosas através do Canal da Mancha. Cinco pessoas morreram tentando fazer a travessia na semana passada.

Essa medida tem gerado polêmica e críticas por parte de organizações de direitos humanos e de alguns setores da sociedade britânica. Alguns afirmam que enviar os migrantes para Ruanda pode configurar uma violação dos direitos humanos e colocar em risco a segurança e bem-estar dessas pessoas.

O governo, no entanto, defende que a política é necessária para controlar a imigração ilegal e proteger as fronteiras do país. Segundo eles, é fundamental dissuadir as tentativas de travessia do Canal da Mancha, que muitas vezes resultam em tragédias.

A partir das próximas semanas, os voos com os migrantes destinados a Ruanda devem ser realizados regularmente, como parte dessa nova estratégia do governo britânico. A situação continuará sendo monitorada de perto pela imprensa e pela sociedade civil.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo