Governo de Tarcísio de Freitas é aprovado por 33% dos eleitores de São Paulo, revela pesquisa Datafolha com 1.090 entrevistados.




Governador de São Paulo tem gestão aprovada por 33% dos eleitores da capital, aponta pesquisa

Governador de São Paulo tem gestão aprovada por 33% dos eleitores da capital, aponta pesquisa

Uma recente pesquisa Datafolha revelou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), possui uma aprovação de 33% entre os eleitores da capital do estado. Além disso, 37% consideram seu governo regular, enquanto 26% o classificam como ruim ou péssimo. A avaliação de 3% dos entrevistados é de não saber avaliar.

Realizado entre os dias 7 e 8 de março na cidade de São Paulo, o levantamento mostrou que houve uma oscilação positiva na aprovação de Tarcísio em relação à pesquisa anterior, realizada em agosto de 2023. Naquele momento, 30% dos eleitores aprovavam sua gestão, enquanto 38% a consideravam regular e 27% a viam como ruim ou péssima.

A pesquisa, que contou com 1.090 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais, revelou também a intenção de voto na corrida municipal de 2024. De acordo com os dados, o governador encontra mais resistência entre os que possuem nível superior, com 37% de reprovação. Além disso, aqueles com renda de 5 a 10 salários mínimos e mais de 10 salários também tendem a desaprovar a gestão de Tarcísio, com 41% e 38% de reprovação, respectivamente.

Por outro lado, a aprovação do governo apresenta índices mais favoráveis entre os homens, com 37% de ótimo/bom, em comparação com os 30% entre as mulheres, e entre os evangélicos, onde alcança 43% de aprovação.

Tarcísio de Freitas foi eleito em 2022 com 55% dos votos válidos, apadrinhado por Jair Bolsonaro (PL), de quem foi ministro da Infraestrutura. Desde então, o governador tem buscado um equilíbrio em suas manifestações para não perder o apoio dos eleitores de Bolsonaro nem dos eleitores de centro.

Segundo o Datafolha, a gestão de Tarcísio é avaliada como ótima ou boa por 21% dos que preferem o PT como partido e por 87% dos que optam pelo PL. Aliados afirmam que o governador é leal e grato ao seu padrinho político, e que não o abandonaria em situações difíceis.

Atualmente, especula-se sobre a possibilidade de Tarcísio concorrer à reeleição em 2026 ou lançar-se como candidato à Presidência, uma hipótese negada pelo governador e seus interlocutores. Eles defendem que seu projeto em São Paulo é a longo prazo e que completar o ciclo no estado seria estrategicamente mais interessante. No entanto, o nome de Tarcísio é considerado por muitos o mais forte entre os aliados de Bolsonaro, que está inelegível, para uma possível corrida presidencial contra Lula.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo