Governo do Paraná cria comitê de governança para incentivar cadeias de biogás e hidrogênio renovável no estado






Governo do Paraná cria comitê de governança para incentivar cadeias de biogás e hidrogênio renovável

São Paulo, 23 – Governo do Paraná aposta em energias renováveis

O governo do Estado do Paraná deu um passo importante para incentivar as cadeias de biogás e hidrogênio renovável. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento anunciou a criação de um comitê de governança com o objetivo de impulsionar essas áreas promissoras.

O comitê, instituído por decreto, é composto por diversas secretarias, incluindo a de Planejamento, Desenvolvimento Sustentável, Indústria, Comércio e Serviços, Agricultura e Abastecimento, Fazenda, e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Essa ação demonstra o compromisso do Estado em integrar a atuação das diferentes pastas na busca por soluções energéticas mais sustentáveis.

Para atingir seus objetivos, o comitê contará com quatro grupos de trabalho especializados: transição energética e redução de gases de efeito estufa; cadeia produtiva de biogás e hidrogênio renovável; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e política de incentivos e regulatória. Esses grupos terão a missão de elaborar diagnósticos detalhados e propor soluções viáveis para serem implementadas pelo Estado, municípios e setor privado.

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Paraná possui um território propício para o desenvolvimento da produção de biogás e biometano, com cerca de 70% do seu espaço adequado para esse fim. Estima-se que o potencial de produção seja de mais de 2 milhões de metros cúbicos por dia.

Com a criação desse comitê, o governo estadual se coloca na vanguarda das iniciativas em energias renováveis, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor energético. Esse é um passo importante para o Paraná se consolidar como um polo de referência nessas tecnologias promissoras.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo