Governo inicia testes de tecnologia para aperfeiçoar alertas de emergência
No mês de maio, o governo brasileiro dará início aos testes de uma nova tecnologia que promete aperfeiçoar os alertas de emergência de desastres naturais enviados por celulares. Desenvolvida sob coordenação do Ministério das Comunicações, a tecnologia será oficialmente apresentada nas próximas semanas.
Além do Ministério das Comunicações, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) também serão responsáveis pela operação.
Os testes serão conduzidos através da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que dará um prazo de 30 dias para que as operadoras implementem a nova tecnologia.
As cidades escolhidas para os testes-piloto são: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Barracão (PR), Paranaguá (PR), São Sebastião (SP), Aracruzes (ES), Ituiutaba (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Diferentemente dos alertas atuais que chegam via SMS apenas para números cadastrados, a nova tecnologia enviará avisos em formato pop-up e não exigirá cadastro prévio dos usuários.
Os alertas informarão sobre o grau de risco e as medidas de atenção necessárias em situações de emergência, como inundação e enxurrada. Em casos mais críticos, um sinal sonoro poderá ser emitido nos celulares, mesmo em modo silencioso.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância da tecnologia para o país: “Estamos buscando o que há de mais moderno no mundo para o Brasil. Esta tecnologia será implantada em todas as cidades brasileiras e envolve as operadoras, a Anatel e toda a estrutura do governo federal.”
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