Governo Lula destaca ações em benefício das mulheres, incluindo programas sociais e combate à violência de gênero.




Ministra destaca ações do governo em benefício das mulheres

Ao longo do discurso, a ministra Cida Gonçalves apontou as ações tomadas pelo governo Lula em benefício das mulheres. Entre as medidas estão as mais de 17 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que são chefiadas por mulheres, e que também têm prioridade para o recebimento de moradias através do programa Minha Casa Minha Vida.

Gonçalves ressaltou a sensibilidade do ex-presidente Lula em criar o programa Dignidade Menstrual, iniciativa para distribuição gratuita de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A ministra destacou a preocupação de Lula com a violência contra as mulheres, mencionando o lançamento do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e a inauguração de novas Casas da Mulher Brasileira em 2024 para acolhimento e serviços especializados às vítimas de violência. Também abordou a melhora na Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), que agora aceita ligações gratuitas, incluindo o acionamento do serviço via WhatsApp.

A igualdade salarial também foi tema do discurso. “Em pleno século 21, não podemos aceitar que uma mulher receba 22% a menos que um homem ao exercer o mesmo trabalho. E que as mulheres negras recebam menos da metade do salário dos homens brancos”, afirmou a ministra, citando a aprovação da Lei da Igualdade Salarial pelo Governo Federal.

Gonçalves ainda ressaltou que o governo destinou R$ 28 milhões para fortalecimento das mulheres negras empreendedoras, pesquisadoras e mães de vítimas da violência racial. Além disso, foram investidos R$ 6 milhões em bolsas de doutorado e pós-doutorado no exterior para mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas.

As mulheres já ocupam espaços importantes em todos os setores da sociedade. Mas é preciso avançar mais. O presidente Lula e seus ministérios estão contribuindo para que toda mulher brasileira conquiste respeito, dignidade, igualdade e autonomia. Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas e todos.

Cida Gonçalves, ministra das Mulheres


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo