Governo trabalha para obter maioria na diretoria da Aneel e avançar com a pauta da transição energética, tentando emplacar diretor próximo ao ministro.




Artigo sobre a Diretoria da Aneel

Governo busca maioria na diretoria da Aneel para avançar com pauta da transição energética

O governo está trabalhando arduamente para obter maioria na diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a fim de avançar com a pauta da transição energética. A estratégia inclui a tentativa de emplacar um novo diretor a partir de maio, quando vence o mandato de Hélvio Guerra.

De acordo com assessores envolvidos nas discussões, o nome mais cotado para assumir a posição é Sidnei Bispo, atual diretor na Eletronuclear e próximo do ministro Alexandre Silveira, responsável pela pasta de Minas e Energia.

Atualmente, a Aneel conta com cinco diretores e há uma divisão de forças entre eles. Por um lado, estão Fernando Mosna e Ricardo Tili, diretores ligados ao ex-secretário-executivo de Minas e Energia, Efraim Cruz, que foi destituído do cargo pelo ministro Silveira, sendo considerado “o homem forte do setor” pelo mercado.

Por outro lado, estão Feitosa e Agnes Costa, que, segundo relatos, votam de forma técnica, sem se alinhar necessariamente com as decisões do novo governo.

Com a iminente saída de Hélvio Guerra, o governo acredita que será possível obter maioria na diretoria da Aneel, o que permitiria destravar projetos de interesse para a transição energética do país.

Por Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo