Grande volume de chuva em curto período causa inundação e deslizamentos em Muçum, alerta prefeito.




Chuvas intensas causam inundações e deslizamentos em Muçum (RS)

Trojam cita enorme volume de chuva em pouco tempo, gerando inundações e deslizamentos

Trojam, prefeito de Muçum (RS), relatou a gravidade das chuvas que atingiram o município, resultando em inundações e deslizamentos. De acordo com ele, em apenas 120 horas, foram registrados impressionantes 748mm de chuva, o que representa um volume sem precedentes na história da região. As consequências foram agravadas pela situação dos deslizamentos e pelo transbordamento do Rio Taquari devido ao grande volume de água das nascentes e cabeceiras.

Não é só construir casas; orçamento do município é inviável para fazer tudo, diz prefeito

O prefeito Mateus Trojam ressaltou que, embora recebam recursos para a construção de novas moradias, o orçamento da cidade é insuficiente para lidar com todas as demandas, especialmente no que diz respeito à prevenção de desastres naturais. Ele destacou a dificuldade de reconstruir áreas afetadas por deslizamentos e inundações, considerando o grave impacto financeiro sofrido pela cidade.

Com um orçamento previsto para 2024 de apenas R$32 milhões e prejuízos estimados em R$231 milhões somente no mês de setembro, o prefeito enfatizou a inviabilidade de arcar com todas as despesas necessárias para a recuperação da cidade.

Trojam também destacou a importância de oferecer não apenas moradias, mas também infraestrutura, acesso a serviços essenciais e uma qualidade de vida mínima para as famílias afetadas. Segundo ele, é um processo complexo que demanda tempo e recursos significativos para ser efetivamente realizado.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo