Grupo de personalidades renomadas manifesta apoio ao escritor Jeferson Tenório contra censura de sua obra “O avesso da pele”.




Grupo de escritores se une em apoio a Jeferson Tenório

Em um gesto de solidariedade e apoio à liberdade de expressão, um grupo composto por renomados escritores como Ailton Krenak, Afonso Borges, Conceição Evaristo, Bruno Lombardi, Carla Madeira, Denise Fraga, Djamila Ribeiro e muitos outros se manifestou em defesa do escritor Jeferson Tenório. A controvérsia se deu quando setores reacionários tentaram proibir a circulação de seu livro e sua inclusão nas escolas.

Para esses intelectuais, a censura representa um grave ataque à cultura de um país e debilita os pilares da democracia. O grupo ressalta a importância de permitir que os alunos tenham acesso a diferentes perspectivas e obras literárias que foram cuidadosamente selecionadas para enriquecer o ensino e promover a reflexão.

Ao expressar seu apoio a Jeferson Tenório e seu livro “O avesso da pele”, os escritores enfatizam a relevância dos temas abordados, a crítica ao racismo e o potencial da obra para estimular o crescimento e a reflexão dos jovens leitores.

Os autores destacam a atitude conservadora e atrasada daqueles que buscam cancelar a obra, chamando a atenção para a lamentável necessidade de defender a liberdade de expressão e a circulação de ideias. O texto, redigido por Ricardo Ramos Filho e Afonso Borges, é baseado em um comunicado da UBE.

Em um desfecho assertivo, o grupo de escritores encerra sua declaração reiterando seu engajamento na defesa de Jeferson Tenório e saudando a grandiosidade do romance “O avesso da pele”.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo