Guarda Municipal atua no combate à violência contra a mulher e registra queda no número de homicídios em 2023.




Guarda Municipal de Campinas atua no combate à violência contra a mulher

Guarda Municipal de Campinas atua no combate à violência contra a mulher

A Guarda Municipal (GM) de Campinas, que atende pelo número de 153, tem exercido um importante papel no combate à violência contra a mulher na cidade. Através do Programa Guarda Amigo da Mulher, a GM tem promovido ações de conscientização sobre a violência sexual, incluindo a realização de palestras e distribuição de material informativo para a população.

Além disso, a GM também disponibiliza a Sala Lilás na Base Centro e a Sala Lilás itinerante, que tem como objetivo orientar vítimas a saírem do ciclo da violência. As equipes da GM estão capacitadas para acolher as mulheres que sofrem com agressores e encaminhá-las para a Rede Protetiva da Prefeitura. Paralelamente, o Programa Guarda Amigo da Mulher mantém uma rotina de visitas da equipe para mulheres que possuem medida protetiva, garantindo que os agressores permaneçam longe das vítimas.

Enquanto a GM tem se destacado no combate à violência contra a mulher, Campinas enfrenta desafios em outras áreas de segurança pública. O número de furtos na cidade aumentou em 8,12% em comparação ao ano anterior, com casos de furto de veículos também registrando um crescimento de 1,93%. Além disso, o município teve um aumento no número de latrocínios, passando de 5 para 7 de 2022 para 2023.

Apesar desses desafios, um ponto positivo foi a redução no número de homicídios dolosos em 2023. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), houve um recuo de 15,51% nesse tipo de crime, com 116 casos registrados em 2022 e 98 em 2023. Esse índice de homicídios dolosos registrado no último ano foi o mais baixo desde 2001, representando uma diminuição significativa em relação aos anos anteriores.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo