Guarda Revolucionária do Irã reduz destacamento na Síria devido a ataques israelenses, dizem fontes.







Guarda Revolucionária do Irã reduz destacamento na Síria após ataques israelenses

Guarda Revolucionária do Irã reduz destacamento na Síria após ataques israelenses

(Reuters) – A Guarda Revolucionária do Irã reduziu o destacamento de seus oficiais superiores na Síria devido a uma série de ataques mortais israelenses e contarão mais com a milícia xiita aliada para preservar seu domínio no local, disseram cinco fontes familiarizadas com o assunto.

A Guarda tem sofrido um de seus períodos mais violentos na Síria desde que chegou há uma década para ajudar o presidente Bashar al-Assad na guerra síria. Desde dezembro, os ataques israelenses mataram mais de meia dúzia de seus membros, entre eles um dos principais generais da inteligência da Guarda. Como a linha dura de Teerã exige retaliação, a decisão do Irã de retirar oficiais superiores é motivada, em parte, por sua aversão a ser sugado diretamente para um conflito que está borbulhando no Oriente Médio, disseram três das fontes à Reuters.

Desde a chegada da Guarda Revolucionária na Síria, o país tem sido palco de uma série de conflitos e tensões, principalmente entre Irã e Israel. Os ataques israelenses contra a presença iraniana na região têm se intensificado nos últimos meses, causando um número significativo de baixas entre os oficiais superiores da Guarda Revolucionária.

A redução do destacamento de oficiais superiores na Síria representa uma mudança estratégica por parte do Irã, que agora pretende contar mais com a milícia xiita aliada para manter sua influência no país. Essa decisão pode ter repercussões significativas no cenário político e militar do Oriente Médio, podendo agravar ainda mais as tensões entre Irã e Israel.

Diante desse contexto, a comunidade internacional observa com cautela as movimentações no conflito sírio e suas consequências para a segurança regional. A situação permanece delicada, e novos desdobramentos são aguardados nos próximos dias.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo