Histórico: Sinn Fein nomeia Michelle O’Neill como primeira-ministra da Irlanda do Norte após acordo com o Partido Unionista Democrático.







Nova primeira-ministra nomeada na Irlanda do Norte

Após dois anos de partilha de poder na Irlanda do Norte, o Partido Unionista Democrático (DUP) encerrou formalmente um boicote ao governo, possibilitando a nomeação da primeira-ministra Michelle O’Neill, do Sinn Fein.

Em seu discurso de agradecimento, O’Neill, 47 anos, afirmou: “Este é um dia histórico que representa um novo amanhecer. Servirei a todos igualmente e serei uma primeira-ministra para todos.”

O’Neill e a presidente do Sinn Fein, Mary Lou McDonald, representam uma nova geração de políticos que buscam uma mudança para o partido, não envolvidos diretamente no conflito de décadas na região entre nacionalistas irlandeses e sindicalistas pró-britânicos.

Antigo braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), o Sinn Fein era evitado pelo establishment político. No entanto, agora é o partido mais popular da República Irlandesa antes das eleições do próximo ano.

Emma Little-Pengelly, do Partido Unionista Democrático (DUP), assumirá o cargo de vice-primeira-ministra, que possui poderes iguais no sistema de governo de partilha de poder da Irlanda do Norte.

Por fim, uma coluna no jornal nacionalista irlandês The Irish News questionou se algum dia haveria outro primeiro-ministro sindicalista, ilustrando a mudança política que está ocorrendo na região.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo