Impa premia Folhinha e editora com o 6º Prêmio de Jornalismo por contribuição significativa na divulgação da matemática.



Impa anuncia vencedores do Prêmio de Jornalismo

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou nesta quinta-feira (9) os vencedores da sexta edição do seu prêmio de jornalismo. A Folhinha e sua editora, Marcella Franco, foram agraciadas, bem como houve menção honrosa a dois textos publicados na Folha, um do repórter Paulo Saldaña e outro do colaborador Gabriel Alves.

Marcella Franco, responsável pela Folhinha e Folhateen, recebeu o Prêmio Hors-Concours, um reconhecimento à parceria que contribui significativamente para a divulgação da matemática. A iniciativa de publicar desafios de lógica e matemática na Folhinha, com o apoio do Impa, foi destacada como uma ação que promove o interesse pela matemática entre os jovens.

Paulo Saldaña foi mencionado pelo texto “Desistência atinge 7 em cada 10 alunos de formação de professores em exatas”, publicado em maio, como parte da série Missão Professor. A reportagem abordou os desafios enfrentados na formação de docentes na área de exatas no país. Já o colaborador Gabriel Alves teve seu texto “Talento é uniformemente distribuído entre gêneros’, diz 2ª mulher a receber Medalha Fields” reconhecido. A entrevista ressaltou a importância de famílias apoiarem garotas interessadas em matemática e ciências, com as palavras da ucraniana Maryna Viazovska.

O júri do 6º Prêmio Impa de Jornalismo foi composto pelo colunista da Folha e diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, pela presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, e pelos jornalistas Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor-Unicamp e fundadora da Agência Bori, e Raphael Gomide, coordenador da assessoria de imprensa do Impa.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo