Importações de diesel russo aumentam mais de 90% no Brasil, substituindo suprimentos dos EUA e Índia, impulsionadas por sanções europeias




Importação de diesel russo pelo Brasil atinge mais de 90% em alguns momentos

Importação de diesel russo pelo Brasil atinge mais de 90% em alguns momentos

Em alguns momentos, mais de 90% do diesel importado pelo Brasil foi de origem russa. Já no caso do petróleo, houve aumento de 400% nas importações na comparação anual.

Tendência influenciada por sanções europeias

O analista da Rystad Energy, Raphael Faucz, aponta que a tendência observada ao longo de 2023, marcada pelo aumento das importações de diesel russo pelo Brasil, foi influenciada pela aplicação integral das sanções europeias ao diesel russo. Isso fez com que importadores brasileiros buscassem aproveitar os descontos oferecidos pela Rússia, reduzindo a dependência de volumes dos Estados Unidos e Índia. Matt Smith, analista da empresa de pesquisas Kpler, destaca que a Rússia exporta cerca de 950 mil barris de diesel por dia, e a exportação para o Brasil aumentou devido à necessidade de encontrar novos mercados em meio às sanções europeias.

Preços mais baixos chegam ao consumidor

O presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, destaca que os descontos obtidos nas importações de diesel russo foram repassados para os preços nas bombas, beneficiando os consumidores brasileiros. Além disso, o diretor da Platts, Matthew Kohlman, aponta que a economia do Brasil está crescendo e a demanda por diesel para transporte tem aumentado, o que impulsionou as importações.

Importação é vista como prioridade para a segurança energética

O déficit na produção nacional de diesel é de cerca de 30% da demanda, o que torna a importação uma prioridade para garantir o abastecimento e a segurança energética do Brasil. Segundo Sérgio Araújo, da Abicom, é essencial considerar a importação como prioridade.

Afrouxamento das sanções pode impactar o mercado

Raphael Faucz acredita que o aumento das importações não foi impulsionado por uma política pública deliberada, mas sim pelo dinamismo dos agentes privados em busca das melhores oportunidades de mercado. Ele ressalta que a pressão do Ocidente para que o Brasil cesse suas importações de diesel da Rússia é pouco provável no momento, devido às preocupações globais com inflação e preços dos combustíveis. No entanto, ele alerta que uma suspensão ou redução nas exportações russas poderia impactar os preços e as margens de lucro das importadoras brasileiras, afetando o preço final ao consumidor.

Expectativas para 2024

Para o próximo ano, Raphael Faucz acredita que a tendência de importação de diesel russo pelo Brasil deve se manter, considerando a continuação das sanções sobre as cargas russas. Sérgio Araújo prevê um aumento no volume importado em 2024, devido à expectativa de alta do PIB e da correlação direta entre a atividade econômica e o consumo de diesel. Ele destaca que a Rússia continuará oferecendo descontos atrativos, o que a tornará a melhor opção para os importadores.

Autor: Matheus Gouvea de Andrade


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