Inflação oficial desacelera em março, sendo o menor índice desde 2020, segundo dados do IBGE divulgados recentemente.







Artigo sobre Inflação – IPCA

A inflação oficial do país apresentou uma desaceleração em março, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrando um índice de 0,16%. Esse é o menor patamar para o mês desde 2020, quando a variação foi de 0,07%. Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA avançou 3,93%, enquanto no ano a alta é de 1,42% até o momento.

Confira abaixo as variações de preços de alguns alimentos em março:

Cebola: Com um aumento de 15%, a cebola teve seu valor elevado devido às chuvas volumosas no Sul do Brasil, que geraram problemas de qualidade no produto.

Tomate: Registrando um acréscimo de 9,85%, o tomate teve seus preços pressionados pela menor quantidade do fruto em pontos de colheita, resultando em elevação nos valores.

Banana-prata: Com um reajuste de 7,90%, a banana-prata sofreu aumento devido à entressafra de produção na Bahia e no norte de Minas Gerais, principais fornecedores dos mercados atacadistas.

Cenoura: Registrando uma alta de 9,13%, a cenoura teve redução na oferta devido às chuvas em importantes regiões produtoras que prejudicaram a colheita.

Leite longa vida: Com um aumento de 2,63%, a falta de alimento para os animais levou a um acréscimo nos preços. Especialistas apontam que essa tendência de aumento deve continuar até o inverno.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo