As mulheres são alvo de discursos de ódio na internet
De acordo com dados alarmantes, as mulheres têm sido o principal alvo de discursos de ódio na internet. Grupos questionam os supostos privilégios femininos na sociedade, avanço do movimento feminista e disseminam notícias falsas sobre essa população. Essa prática prejudicial tem causado impactos negativos na vida das mulheres e na sociedade como um todo.
Influenciadores propagam misoginia e lucram com conteúdo ofensivo
Dentre os responsáveis por disseminar a misoginia e monetizá-la, destacam-se influenciadores “masculinistas” como Thiago Schutz (conhecido como o “Calvo do Campari”), Rafael Aires e Júnior Masters. Esses indivíduos ganham dinheiro através de visualizações, doações, parcerias e venda de produtos, contribuindo para a normalização e fortalecimento desse discurso prejudicial.
Diversas categorias de mulheres são atingidas pelo discurso hostil
O discurso hostil não se limita a um grupo específico de mulheres, atingindo mães solteiras, aquelas acima de 30 anos, feministas e mulheres com envolvimento político. Essas mulheres enfrentam ataques não apenas em canais populares do YouTube, mas também em grupos misóginos no Telegram, amplificando a propagação desse discurso nocivo.