Israel cancela visita de delegação em Washington após abstenção dos EUA na ONU sobre cessar-fogo em Gaza, deixando Casa Branca “perplexa”.







Casa Branca “perplexa” com cancelamento de visita de delegação israelense

Casa Branca se declara “perplexa” com decisão de Israel

A Casa Branca manifestou surpresa diante da decisão de Israel de cancelar a visita de uma delegação que tinha como objetivo discutir preocupações em relação a uma possível incursão no sul de Gaza. O cancelamento ocorreu após os Estados Unidos se abstiverem de votar a favor de uma resolução na ONU que propunha um “cessar-fogo imediato” na região, o que desagradou o governo israelense.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, expressou sua perplexidade com o cancelamento da missão israelense, afirmando que não há desacordo entre os dois países. Ele ressaltou que a decisão de Israel parece transmitir uma sensação errônea de discordância.

O escritório do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, justificou o cancelamento da visita alegando que a abstenção dos EUA na votação da resolução da ONU prejudicou os esforços de Israel no combate ao grupo Hamas, considerado como um grupo terrorista pelo governo israelense.

Apesar da tensão resultante do cancelamento da visita, ambas as partes afirmaram que estão comprometidas em manter a parceria estratégica e as discussões bilaterais sobre questões de segurança na região. A Casa Branca declarou que continuará buscando uma cooperação estreita com Israel em busca de soluções para os desafios enfrentados no Oriente Médio.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo