Israel intensifica ataques no norte após calmaria; Hamas enfrenta promessa de erradicação. Reforços se preparam para possível confronto em Rafah.





Israel intensifica ataques em Gaza

Após algumas semanas de relativa calma, Israel intensificou seus ataques durante a noite de segunda-feira, concentrando-se em áreas, especialmente no norte, de onde havia retirado muitas de suas tropas, alegando que o Hamas não estava mais no controle. A mídia israelense informou que o país também estava pronto para enviar tropas para a cidade de Rafah, ao sul, considerada o último bastião do Hamas.

O governo israelense prometeu erradicar o Hamas depois que os combatentes do grupo atravessaram a fronteira em 7 de outubro, resultando na morte de 1.200 pessoas e em 253 reféns, de acordo com registros locais. A guerra, que já dura sete meses, causou a morte de mais de 34.000 palestinos e deixou muitos sob os escombros, gerando uma crise humanitária no enclave densamente povoado de Gaza.

Nas últimas 24 horas, os ataques israelenses mataram 79 palestinos e feriram outros 86, conforme informado pelo Ministério da Saúde de Gaza. Muitos continuam presos nos escombros ou nas ruas, impedindo equipes de emergência de prestarem socorro devido às operações militares em curso e à falta de equipamentos pesados de resgate.

(Reportagem de Nidal Al-Mughrabi no Cairo)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo