Israel propõe corredor marítimo para entrega de auxílio humanitário à Faixa de Gaza a partir de Chipre em acordo com países europeus.




Israel se prepara para permitir corredor marítimo para Gaza, diz ministro

Por Dan Williams

JERUSALÉM (Reuters) – Israel já se preparou para permitir que navios entreguem auxílio humanitário à Faixa de Gaza “imediatamente”, como parte de uma proposta de corredor marítimo desde o Chipre, afirmou o ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen, neste domingo, citando quatro países europeus como possíveis participantes. 

Pelo acordo que foi sugerido inicialmente em Nicosia em novembro, a carga seria submetida a uma inspeção de segurança no porto cipriota de Larnaca antes de ser transportada para a costa de Gaza, a 370 kms de distância, em vez de passar pelo vizinho Egito ou por Israel. 





***Israel se prepara para permitir corredor marítimo para Gaza, diz ministro***

Por Dan Williams

JERUSALÉM (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen, anunciou neste domingo que Israel está se preparando para permitir que navios entreguem auxílio humanitário à Faixa de Gaza imediatamente, como parte de uma proposta de corredor marítimo desde o Chipre. Este movimento envolve a possível participação de quatro países europeus.

De acordo com Cohen, a proposta foi sugerida inicialmente em Nicosia em novembro. Segundo o acordo, a carga seria submetida a uma inspeção de segurança no porto cipriota de Larnaca antes de ser transportada para a costa de Gaza, que está a 370 km de distância. Isso representa uma rota alternativa à passagem pelo vizinho Egito ou por Israel.

A iniciativa tem como objetivo facilitar a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, uma área que enfrenta dificuldades de acesso a muitos itens essenciais devido ao bloqueio imposto por Israel. Segundo o ministro Cohen, a proposta tem o potencial de melhorar significativamente as condições de vida na região.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre os países europeus que poderiam participar desse corredor marítimo proposto. No entanto, a expectativa é de que a cooperação entre as nações envolvidas possa contribuir para garantir que a ajuda humanitária chegue de forma eficiente e segura à Faixa de Gaza.

Esse movimento de Israel em direção a permitir a entrega de auxílio humanitário por via marítima marca uma potencial mudança na dinâmica do bloqueio que tem sido imposto à região. A proposta poderia representar uma nova abordagem na gestão do acesso de bens essenciais à população de Gaza, aliviando as dificuldades enfrentadas diariamente pela comunidade local.

A comunidade internacional tem acompanhado de perto os desdobramentos dessa proposta, aguardando o desenvolvimento das negociações entre Israel, Chipre e os países europeus interessados em participar do corredor marítimo para Gaza. Enquanto isso, a expectativa é de que a possibilidade de uma nova rota para entrega de ajuda humanitária traga alívio e esperança às pessoas que vivem na Faixa de Gaza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo