Jornalista Claudio Júlio Tognolli morre aos 60 anos em São Paulo, deixando legado na música, literatura e jornalismo.




Notícia: Morre o jornalista Claudio Júlio Tognolli aos 60 anos

Morre o jornalista Claudio Júlio Tognolli aos 60 anos

Neste domingo (3), o jornalista Claudio Júlio Tognolli faleceu aos 60 anos, conforme confirmado por sua irmã Dora Tognolli. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Além de sua trajetória no jornalismo, Tognolli era reconhecido também como músico, escritor e membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Com formação na USP e doutorado em Ciências da Comunicação, ele cultivava também o amor pela música e pela história.

Originário de São Paulo, Tognolli foi um dos fundadores da Abraji e participou ativamente na criação da Cátedra Otavio Frias Filho, em parceria com o Grupo Folha, demonstrando seu comprometimento com a qualidade e inovação no jornalismo brasileiro.

Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha e coordenador-adjunto da cátedra, destacou o legado provocador e criativo deixado por Tognolli em sua passagem pelo jornalismo e academia.

A carreira de Tognolli incluiu passagens por veículos renomados como Veja, Folha, Estadão, Jornal da Tarde e Consultor Jurídico. Seus prêmios e livros reconhecem sua contribuição significativa para o jornalismo investigativo e literário no país.

Além de sua atuação na área da comunicação, Tognolli teve participação no cenário musical, tendo integrado os primórdios da banda RPM. Sua personalidade inquieta e multifacetada deixará saudades entre seus colegas, alunos e leitores.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo