Jovens mineiros conciliam estudos e prática esportiva no Dia do Irmão, seguindo os passos de Madre Teresa de Calcutá.

Nesta terça-feira, 5 de setembro, é comemorado o Dia do Irmão. Essa data está associada à Madre Teresa de Caucutá, que faleceu exatamente em 5 de setembro de 1997.

Para celebrar o Dia do Irmão, o Brasil Escola conversou com jovens mineiros que conseguem conciliar sua rotina de estudos com a prática esportiva, mais especificamente o tênis.

Henrique e Bernardo são gêmeos naturais de Nova Lima, cidade localizada a pouco mais de 200 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Os jovens, que têm 17 anos, começaram a jogar tênis aos 5 anos de idade e já participam de competições desde os 10 anos. Sua irmã, Marina, também segue o mesmo caminho e pratica tênis desde os cinco anos de idade.

Os gêmeos Henrique e Bernardo começaram a praticar tênis aos 5 anos por influência dos pais. Sua primeira experiência em competições oficiais aconteceu quando tinham 10 anos e desde então eles já competiram em várias regiões do Brasil, inclusive fizeram uma pré-temporada nos Estados Unidos.

Atualmente, os jovens cursam o 2º ano do ensino médio no Fibonacci Sistema de Ensino. Eles se preparam para provas importantes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto Henrique ainda não sabe o que quer fazer após sua graduação, Bernardo pretende continuar praticando tênis durante a universidade, buscando uma bolsa esportiva nos Estados Unidos. Ele tem interesse no mercado financeiro e gostaria de estudar negócios, se possível fora do país.

A prática do esporte se tornou um hábito para Henrique, pois traz prazer e ajuda a manter seu bem-estar físico e mental. Ele destaca que conciliar os estudos com a prática do tênis exige muita disciplina e foco, uma vez que os treinos ocupam uma parte considerável de sua rotina. Já Bernardo acredita que eles se acostumaram a conciliar o esporte com os estudos ao longo do tempo.

Bernardo ressalta que, por se tratar de um esporte individual, é necessário desenvolver resiliência, já que muitas vezes é preciso lidar com a possibilidade de perder nas primeiras rodadas das competições. Além dos aspectos físicos, ele destaca os benefícios para a saúde mental e a preparação para a vida que o esporte proporciona.

Marina, irmã de Henrique e Bernardo, também começou a praticar tênis aos 5 anos e conciliou com o balé até os 10 anos de idade.

O Dia do Irmão é uma oportunidade para valorizar e celebrar a relação especial entre irmãos, além de destacar a importância de conciliar os estudos e a prática esportiva. No caso dos irmãos mineiros, o tênis se mostrou não apenas uma atividade que traz benefícios físicos, mas também uma forma de aprendizado e crescimento pessoal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo