Juiz federal suspende presidente do Conselho da Petrobras por conflito de interesse, indicado pelo ministro de Minas e Energia.






Suspensão do Presidente do Conselho de Administração da Petrobras

Por Ricardo Brito

O juiz federal de São Paulo tomou uma decisão impactante nesta quinta-feira ao suspender Pietro Sampaio Mendes do cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A suspensão ocorreu devido a um conflito de interesse identificado pelo magistrado.

Mendes, que também exerce o cargo de secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis, foi indicado para a posição pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O juiz considerou que essa ligação direta com o Governo poderia comprometer a imparcialidade de Mendes no exercício de suas funções na Petrobras.

A decisão do juiz de São Paulo levanta questionamentos sobre a relação entre o setor público e as empresas estatais, especialmente em um momento em que a Petrobras vem passando por reformulações e medidas de transparência e governança.

É importante ressaltar que a suspensão de Pietro Sampaio Mendes do cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras não tem precedentes e pode ter impactos significativos nas atividades e decisões da empresa no futuro próximo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo